16:00h-Visão que abriu caminho para o deficiente visual ter acesso à escola e exercer o direito de inclusão
O tempo passa, mas as lembranças permanecem e as ações se renovam.
Assim foram: a data de implantação da primeira sala de aula de Braille no Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos-IMC no dia 27 de abril de 1963; a recordação, esta semana, pelos 49 anos do gesto memorável da professora Nazareth Pereira Mendes que, naquela época, empunhou a bandeira para o primeiro passo da integração das pessoas com deficiência visual no ensino regular; e, mais recentemente, a diversificação no sistema de impressão para faturas de energia elétrica que a Enersul implantou com a missão continda na Política de Responsabilidade Social da Empresa de levar, também a essas pessoas especiais, todas as informações consolidadas aos clientes convencionais.
A conta em Braille, implantada pela Concessionária em abril do ano passado, visa dar plena acessibilidade ao conteúdo dos serviços descritos, bem como seus respectivos valores, data de vencimento, além do histórico de consumo, proporcionando, ao deficiente visual, a mesma condição de conhecimento sobre o fornecimento de energia que lhe é prestado, já que, para a Distribuidora, ele é um cliente importante como os demais.
Para receber a conta em Braille é muito simples: basta que o titular da fatura da unidade em que reside um deficiente visual, faça a solicitação em qualquer loja de atendimento ou, ainda, pelo Call Center, por meio do telefone 0800 7227272. A partir desse cadastro, o cliente passa a receber, em casa, tanto a fatura convencional de energia elétrica quanto o boleto em Braille, que contém, inclusive, código de barras.
A Concessionária tem orientado o IMC a estimular a família do deficiente visual a realizar o cadastramento para que a conta em Braille chegue à sua casa. Essas e outras ações pelo fortalecimento da relação com o cliente fazem parte do compromisso que a Enersul tem com a inclusão social e com o pleno direito à informação.
Patrícia Ribeiro
Comunicação Enersul/Redenergia