08:00h-Os quatro municípios de Mato Grosso do Sul com o maior percentual de residências que possuem pelo menos uma motocicleta ficam na fronteira com o Paraguai. Em Ponta Porã, 48,53% dos domicílios tem motocicletas. Este percentual supera 40% em Caracol, Bela Vista e Aral Moreira e atinge 37,66% em Coronel Sapucaia.
Para o presidente da Associação Comercial de Ponta Porã, Evaldo Pavão, a facilidade de se comprar motocicletas no Paraguai explica o alto percentual. “Quase 90% das motos que circulam em Ponta Porã são de origem estrangeiras, adquiridas no Paraguai. Uma Honda Biz aqui no Brasil custa cerca de R$ 7 mil, no Paraguai uma moto semelhante (nova) está saindo por R$ 1,2 mil, e eles ainda parcelam em 24, 36 vezes”, conta.
Pavão ressalta, entretanto, que o uso de tais motos no Brasil é ilegal. “Para fazer a importação de um produto desses é preciso seguir uma série de requisitos, que quase ninguém segue. Muita gente nem habilitação tem quando compra uma dessas motos. A polícia apreende aqui de 30 a 40 motos irregulares por dia”.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Mato Grosso do Sul tem, hoje, frota de 355.736 motocicletas, 33% do total de veículos (1.073.097). Segundo o IBGE, 29,2% das residências no Estado tem o veículo sob duas rodas.